Páginas

sábado, 18 de outubro de 2014

'1ª Semana da Biblioteca' abre debate sobre literatura em Salgueiro



Em
 Salgueiro, os amantes de literatura poderãoparticipar de encontros com outros fãs, discutir sobre suas obras favoritas e visitar exposições artísticas.  A '1ª Semana da Biblioteca' acontece de 22 a 24 de outubro no campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) da cidade.
Também estão previstas exibições de filmes e palestras. A programação é gratuita e aberta à comunidade, mas as oficinas e minicursos são voltados para os alunos e professores da instituição.

Segundo a organizadora do evento, a bibliotecária Naira Alves, a intensão é comemorar a 'SemanaNacional do Livro e da Biblioteca' e mostrar que a biblioteca é mais do que um lugar onde as pessoas pegam livros emprestados. “A ideia é apresentar o espaço como um local de democratização do conhecimento. Na biblioteca também se compartilha cultura”, comentou.

A abertura da 'Semana' será às 10h30 do dia 22 de outubro, com apresentações culturais e uma palestra. No período da tarde, das 13h30 às 15h30, acontecem um debate sobre literatura, oficinas e exibição do filme 'A Menina que Roubava Livros'.

Na quinta-feira (23), acontecem mais oficinas, apresentações de trabalhos dos alunos e uma feira de troca de livros. No último dia do evento, a sexta-feira (24), às 8h, será realizada a exposição de mangás e animes, ou seja, ficarão expostas histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses.

Duas exibições do filme 'A Culpa é das Estrelas' estão programadas para a sexta-feira, às 9h30 e às 14h. A '1ª Semana da Biblioteca' encerra com uma palestra sobre alimentação saudável, às 16h, sorteio de brindes e uma apresentação musical, às 16h30.

De acordo com Naira, parte das atividades foi sugerida pelos estudantes da instituição. “Os filmes escolhidos são adaptações de livros que estão disponíveis na biblioteca do campus e que fazem sucesso entre os alunos. Partiu deles também, a sugestão da exposição dos mangás para que possam compartilhar essas experiências”, comentou.

Uma exposição com pinturas, artesanato, desenhos e poesias ficará aberta à visitação na biblioteca durante os três dias do eveto. Nos dois primeiros, será realizada ainda o debate 'Livros que li e amei' que são focados em obras de ficção, fantasia, romance e mangás. "O objetivo é mostrar que esses gêneros literários não devem ser julgados de uma forma superficial", acrescentou Naira.

As atividades acontecem em várias salas do campus Salgueiro, a programação completa está disponível no site do IF Sertão-PE.
Serviço


1ª Semana da Biblioteca do campus Salgueiro do IF Sertão-PE
Datas: 22 a 24 de outubro
Endereço: Km 508 da BR 232, sentido Recife, Zona Rural

SG10

Nenhum comentário:

Postar um comentário