Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

Há mais de um século, festa do Bom Jesus é celebrada em Salgueiro, PE

Vaqueiros participam do novenário do Senhor Bom Jesus (Foto: Secretaria de Cultura e Esportes de Salgueiro/Divulgação)

Os moradores de Umãs, distrito de Salgueiro, no Sertão pernambucano, comemoram o novenário do Senhor Bom Jesus, tradicional festa do padroeiro da comunidade que é realizada na localidade há mais de um século, sempre no mês de agosto. As atividades da novena acontecem na praça da Capela do Bom Jesus, foi o que informou o G1.

As celebrações, que iniciaram no dia 19, têm em sua programação quermesses, feira de artesanato e missas. Na manhã do sábado (30), as famílias de Umãs e cidades vizinhas se reúnem para uma refeição coletiva, cada participante leva um alimento e um café da manhã será montado ao ar livre.

Ainda no sábado, a partir das 21h, apresentações musicais acontecem em um palco montado em frente à capela para mais de cinco mil pessoas. Animam a festa Edgar do Cedro, Sabugo de Milho e Ranieri & Banda.

As festividades terminam no domingo (31) com atividades em homenagem aos vaqueiros da região. Eles serão recebidos com um café da manhã por volta das 8h30 para dar sustentação para a cavalgada que percorre as ruas do distrito. Às 10h, o grupo retorna para a Capela do Bom Jesus e se junta aos fiéis para assistir a uma missa.

A programação do dia 31 continua com o almoço dos vaqueiros e a pega de novilhas, às 13h. Apresentações musicais fecham as celebrações, a partir das 16h, também na praça da capela, com os aboiadores Cícero Mendes e Chico Justino, o sanfoneiro Antônio da Mutuca e o grupo Xote Federal.

De acordo com o secretário de Cultura e Esportes de Salgueiro, Bruno Feitosa,  a festa é um momento de unir as famílias e valorizar a cultura local.


 “As famílias, inclusive de outras comunidades, participam da celebração. Os vaqueiros também são valorizados e a tradição deles faz parte da cultura de Salgueiro, das nossas raízes”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário